Cognitivo-Comportamental

O livro “Meu Mundo de Escolhas” traz ao decorrer da história alternativas de pensamentos para que você possa escolher qual caminho deseja seguir. A escolha pode ser feita porque você se identificou mais com aquele pensamento ou porque achou que seria melhor para Heloísa.
Depois da leitura, você pode retornar ao início para seguir por outro pensamento e refletir: mudando o pensamento, quais são as outras mudanças que enfrentamos? Muda o sentimento? As reações do corpo? O comportamento?
A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é uma abordagem da psicologia que vai nos mostrar que não são os acontecimentos em si que nos afetam, e sim a maneira como cada um interpreta o que aconteceu. Por isso que uma mesma situação pode ter vários tipos de interpretações.

Quer um exemplo? Imagine que você acorda em pleno sábado e quando abre a janela está um sol brilhando lá fora, sem nenhuma nuvem no céu. Isso é bom ou ruim?
Depende!
Se você pensar: “Que sol maravilhoso! É um bom dia para ir à praia!” – Provavelmente vai ficar feliz, colocar uma roupa de praia e curtir o dia, para aproveitar o sol.

Agora se você pensar: “Que sol forte! Com esse calor não dá para fazer nada! Só de sair na rua a gente já fica suando! ” – Tem uma grande chance de você ficar com raiva e não sair de casa, ou procurar ir apenas em lugares que tenham ventilador e ar condicionado (além de ficar reclamando no caminho).

      Assim podemos ver que nossos pensamentos interferem no nosso modo de sentir e agir. Esse é um dos pontos estudados na Terapia Cognitivo- Comportamental.
A ideia do livro é justamente para que possamos parar no nosso dia a dia e pensar: “Será que é isso mesmo? Será que existe outra possibilidade? ”. Essa reflexão pode te ajudar a melhorar seu dia e enfrentar medos e desafios!


Essa abordagem é específica e direta, ela foi criada no início dos anos 60 por Aaron Beck, Neurologista e Psiquiatra norte-americano. A Terapia Cognitivo-Comportamental tem outros pontos bem legais e interessantes, e nos ajuda bastante a refletir sobre a nossa vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário